"PREÇOS DAS CASAS DEVERÃO CONTINUAR A SUBIR", DIZ A COMISSÃO EUROPEIA

Ao contrário do que antecipava a Comissão Europeia há 6 meses, á não se prevê que haja uma descida das casas a nível europeu.

ECONOMIA E IMOBILIÁRIO

4/29/20241 min ler

No sentido contrário do que a União Europeia está a ir, em Portugal os valores das casas continuam a aumentar.

De acordo com um relatório da Comissão Europeia (anexo no fim do texto), não só Portugal tem vindo a ter um aumento muito próximo dos dois dígitos de forma consistente (12,6% e 7,6% year-on-year), como a tendência vai continuar a ser de aumento, acima de tudo provocada por compradores nacionais.

Com a retirada do sistema de Golden Visa na forma como o conhecíamos e anulação dos privilégios dos NHR (Residentes não habituais), é cada vez mais a procura interna de casas que faz com que os valores aumentem.

A principal razão que a Comissão Europeia indica para justificar esses aumentos derivam da falta de construção de imóveis novos em Portugal para fazer face à procura que existe de forma consistente no nosso país.

Esta falta de oferta juntamente com um grau de endividamente relativamente baixo, até comparado com a UE no que toca aos custos com o pagamento de casas, faz com que a situação portuguesa, na sua perspectiva, apesar dos desafios colocados a quem quer comprar casa e que tem menores capacidades de rendimentos e poupança, seja relativamente estável, com possibilidade de melhoria se o Estado implementar medidas de apoio à construção privada e pública.

Caso essas políticas venham a ser aplicadas, a visão da Comissão Europeia é de que o país e os Portugueses possam superar esta situação de uma forma a não criar uma crise financeira, apesar da crise habitacional já existir na prática.

https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2024/04/26/63792-precos-das-casas-em-portugal-continuam-sobrevalorizados-diz-bruxelas